Quatro dicas para você repaginar a sua casa com coisas que já tem e gastar pouco, muito pouco!

O final de semana está ai e você, inquilino, pode aproveitar o tempo livre para colocar ordem na casa, seja organizando, limpando, decorando, enfim! Quem ama cuidar da sua casa sabe bem como é mara ter um tempinho sobrando para ela.

Nesta semana, a Jé postou no de Aluguel um antes e depois de um quarto e o resultado foi surpreendente: com algumas demãos de tinta e alguns quadrinhos os ares foram totalmente renovados. Essa é a prova de que se você muda os itens certos, o resultado pode ser muito bom.

Fonte @maialapierre

Este guia é para ajudar quem quer por ordem no pedaço usando apenas o que já tem em casa, mas não sabe exatamente como e nem por onde começar! Essas dicas a gente usa, inclusive, para fazer projetos de interiores. Então fica esperto, porque só tem dica boa!

Nem sempre a gente olha referências se sites como o Pinterest ou fotos salvas no Instagram e consegue identificar todos os detalhes que fazem daquele espaço uma coisa incrível e maravilhosa de outro planeta. Por isso, alguns pontos são importantes na hora de repaginar sem trocar tudo (e gastar pouco!), dá uma olhada:

Eleja suas prioridades

Fonte @coconutsandcaffeine

Depois de separar todas as suas mil e uma referências do Pinterest faça uma lista das suas prioridades dentro do ambiente que você quer mudar respondendo algumas perguntas:

O que eu faço nele?

Eu uso esse espaço para uma só atividade ou mais?

Esse passo é importante, porque é a partir dele que você decide o que sai, o que fica e o que entra!

Exemplo prático: você tem uma poltrona que só acumula bagunça e nunca é usada como poltrona, mas dia e noite ela está lá. É um sinal de que ela não serve para o propósito final (que é sentar, né?) e talvez o que você precise é de um bom cabideiro. Para te ajudar nesse processo, você pode usar o método KonMari, que tem, inclusive, uma série super badalada no Netflix, chama-se Ordem na Casa.

Isso te ajuda a não cair em ciladas lindas do Pinterest: espaços lindos e super a sua cara, mas que não funcionam para você, para a sua rotina e muito menos para o seu estilo de vida. Então, é nessa hora que você já faz a sua segunda curadoria, tirando tudo aquilo que não te serve.

Teste posições

Fonte Minha Casa

Essa dica é ótima, porque sempre que mudamos os móveis de lugar, damos um ar novo, melhoramos (ou pioramos! rsrs) a circulação e a sensação de amplitude. Você pode testar todas as posições possíveis primeiro no papel, assim você já terá uma noção de como as coisas ficarão e não precisará arrastar os móveis milhares de vezes.

Primeiro, com a trena, meça o seu ambiente e tudo que você tem e vai manter nele, depois, com a ajuda da régua, faça uma escala. Por exemplo: 2cm = 1metro, assim você consegue fazer proporção de tudo e saber exatamente o que vai caber e o que não vai. Fácil, né?

Crie pontos focais

Fonte Casa de Valentina

Já pensou que talvez você tenha coisas guardadas que serviriam muito bem pra decorar a sua casa? Quadros, posters, um desenho que você ganhou, medalhas, fotos, enfim! Checar se você tem algo que possa ser usado para decorar é super válido, pois sempre temos algo legal guardado e que a gente simplesmente esquece. Guardamos coisas por anos esperando um lugar legal para colocar, por isso se você tem use hoje! E aproveite para colocá-lo em evidência no ambiente, criando assim um ponto focal, ou seja, aquele lugar que todo mundo olha primeiro ao entrar!

Explore cores e texturas

Fonte My home is my horst

De repente, não estava nos seus planos mas e se aquela parede da sua sala fosse ficar muito melhor com uma corzinha? É algo a se pensar! A Coral, por exemplo, tem várias cores para teste fácil, assim você se certifica se uma cor vai cair bem.

Já as texturas estão em todas as partes e de formas diferentes. Estampas dos estofados, objetos nas paredes, almofadas, enfim, tudo isso conta para dar ainda mais força para a sua repaginada. Muitas vezes, a textura supre a necessidade de muitos elementos de decoração e com isso economizamos na compra de muitos objetos!

É tudo sobre pensar o que você tem e como usar a seu favor. Não existe só uma composição possível para os seus móveis, objetos de decoração e afins. Então, desbrave seu espaço e mão na massa. Se você fizer alguma mudança na sua casa  usando essas dicas marca o @dealuguel e mostra pra gente!

Super abraço,

Ana.