Alugou e a cozinha veio sem nenhum armário? Nós vamos te ajudar a enxergar a decoração além dos planejados!

Um imóvel alugado pode trazer várias surpresas não tão legais e que dificultam a nossa vida. Eu poderia citar algumas várias coisas, mas uma delas é com certeza um fator muito decisivo pra muita gente na hora de fechar um contrato: os armários.

Eles fazem falta de um modo geral, mas principalmente na cozinha, que é um cômodo crítico pela quantidade de itens que a gente costuma ter nela: utensílios pequenos, eletrodomésticos, panelas, enfim, muita coisa! Tantos itens desalojados não parecem uma boa ideia, não é?

A verdade é que com um pouco de planejamento você consegue aderir a algumas alternativas aos móveis planejados clássicos, que muitas vezes são uma realidade distante, por isso vou te dar 3 dicas para um cozinha sem armários planejados, vem ver!

Fonte de Aluguel

  1. Faça o seu próprio armário!

Um espaço que costuma ser um tanto crítico é a bancada da pia, que pode ser de vários jeitos diferentes e cada um deles vai exigir o seu jogo de cintura para contornar a situação. Se você quer algo mais perto do planejado possível, uma ideia é fazer o seu próprio armário. Separei alguns espaços que mostram formas bem legais de lidar com esse canto sombrio da sua cozinha.

Fonte Casa e Jardim

Nessa cozinha, a madeira de pinus dominou com esses caixotes enormes, feitos sob medida, tanto embaixo da pia quanto em cima. O pinus é uma madeira com ótimo custo benefício e pode valer a pena, ainda mais se você for adepto do DIY. Ah, e tem até um gaveteiro de escritório tomando a cena, notou? Ele fez um ótimo casamento com a bancada e ainda se tornou um lugar para guardar talheres.

DICA! Opte por fazer os armários em módulos separados assim, quando você se mudar, será mais fácil adaptá-los na nova casa.

A serralheria é uma outra opção e também pode ser feita sob medida, com divisórias, nichos e tudo mais que é necessário. Você vai precisar de um desenho em mãos e um serralheiro perto de você, o custo pode ser um pouco maior, mas a durabilidade também é.

Fonte @diycore

Nessa cozinha feita pela Karla Amadori do insta @diycore, ela usou a serralheria não só pra criar um espaço de guardar coisas, como também para alojar o forno embutido e o micro-ondas. Ela optou por esse tampo de madeira (lindíssimo, inclusive!), mas poderia facilmente ser uma bancada de granito simples, como a gente costuma ver, e funcionaria da mesma forma.

Fonte Casa Cláudia

Uma outra opção mais econômica e prática são as cortininhas. Elas escondem a bagunça que se forma embaixo da pia e podem garantir uma boa contribuição à sua decoração, já que a variedade de tecidos é absurda. Paola Carosella tem e aprova!

2. Use um móvel alternativo

Fonte The Kitchn

Outra ideia legal para fazer um lugar de armazenamento é um carrinho de cozinha, que você encontra em diversas opções e com suas rodinhas ficam um charme só! Eles podem funcionar também como um pequeno balcão auxiliar para apoio de coisas menores como a cafeteira, por exemplo. Você pode comprar pronto ou fazer em uma marcenaria, o que pode te custar um pouco mais, mas vai te garantir um móvel personalizado para o que você precisa.

3. As clássicas

Prateleiras são uma opção clássica e sempre muito boas, você pode ornar da forma que achar melhor e colocar itens maiores como potes, copos, louças, etc. Elas substituem os armários suspensos, mas caso furar a parede não seja uma boa opção, você pode usar uma estante, como essas da Dricca Perroni, do insta @umzerotres, elas tem um preço bem legal e podem ser transformadas facilmente. Essa da Dricca foi pintada de preto e adesivada com contact que imita madeira.

Fonte @umzerotres

Caso você tenha armários, mas eles não são muito a sua cara, é possível mudar com a ajuda de papel contact e muita paciência para forrar todas as portas. Um puxador novo também pode ajudar bastante nessa repaginada e o charme final fica por conta de quadrinhos, organização e adesivos de azulejos ou o que sua imaginação permitir!

É importante lembrar que nem tudo que a gente encontra na internet dá pra ser feito na nossa casa, por isso é legal pensar em como é a sua cozinha, o que ela precisa de verdade (checar tudo que você tem e quer guardar) e como você pode aproveitar bem o espaço dela, assim será mais fácil evitar erros.

Todas as opções sugeridas vão te custar alguma coisa, mas todas elas se mudam com você. Investir na sua casa alugada é investir no seu bem estar também, então mão na massa já!